domingo, 20 de setembro de 2015

ESPECIAL #02- O Caminho do Peabiru

Caminho do Peabiru



O caminho do Peabiru era uma rota indígena que ligava o litoral brasileiro a cordilheira dos Andes, no Peru. Um caminho com mais de 3000 kilometros ligando a cadeia de montanhas as belas praias de Santa Catarina. Saindo do Peru, atravessando a Bolívia, o Paraguai e o Brasil. Mas quem construiu esse caminho, e para que finalidade? Então, é o que vamos tentar saber.




Peabiru não é só um caminho, mas sim uma rede de trilhas que ligava os Andes ao litoral de São Paulo e Santa Catarina, vindo do Peru, passando pela Bolívia, Paraguai, chegando no Brasil passando por São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O caminho teria mais de 3000 metros de extensão sendo que 1200 desses 3000 são no Brasil. Relatos desse caminho são registrados desde o século 16' descrevendo como uma trilha de 8 palmos de largura, cerca de 1,40. 40 cm de profundidade e era coberto por uma grama macia que impedia o crescimento de outras plantas. Estudiosos dizem que a grama foi plantada em apenas alguns trechos, mas que as sementes que grudavam nos pés dos índios fizeram com que ela se espalhasse pelo caminho inteiro.
Mas para que servia esse caminho? Não se sabe ao certo por quem foi feito e se ele era originalmente oeste-leste ou o contrário. Mas alguns fundamentos dizem que esse caminho foi criado pelo Incas para estender seu domínio até o nascer do sol que seria o litoral atlântico. Mas o caminho acabou funcionando como uma estrada dupla. Houveram registos de Incas aqui no Brasil e também de índios guaranis nos Andes.
Outra hipótese é de que os guaranis ou até os Itararés que vieram antes dos guaranis haviam criado o caminho entre os anos de 1000 e 1300. Essas tribos estavam procurando a terra sem mal e teriam abrindo o caminho do Paraguai até o Brasil.
Uma terceira hipótese é que o Peabiru teria sido construído por ninguém menos que São Tomé. A passagem do santo aqui pelo novo mundo foi mencionada por índios, padres, autoridades da época e colonos. Que relataram terem encontrado um homem branco, barbudo que teria chegado ao Brasil andando sobre as águas, e foi chamado de Sumé.
Em sua peregrina São Tomé teria ido ao Paraguai abrindo o caminho, onde foi chamado de Pay Sumé. Depois de sair do Paraguai a misteriosa figura foi avistada já nos Andes, onde os pré Incas o chamaram de Kuniraya. Depois de ficar um período no Peru ele foi embora também andando sobre as águas.


Em 1524 o primeiro homem branco percorrei o caminho do Peabiru, o náufrago português Aleixo Garcia, chegando aos Andes e em contato com os Incas antes dos espanhóis dizimá-los em 1533.
Alguns segredos do Peabiru
No livro História do Caminho de Peabiru da jornalista Rosana Bond, ela descobriu uma relação entre o rio Itapocu em SC e o caminho do Peabiru. Em estudos juntos a tribos guaranis, e em uma viagem ao Paraguai ela descobriu outros seis rios itapocu e sua localizações eram pontos estratégicos do caminho. E que o nome Itapocu não era uma coincidência. Mas sim como uma placa dos guaranis avisando que ali passava o caminho longo para a terra sem mal, Tape Puku em guarani. E por coincidência eu estou gravando esse vídeo de frente para onde o rio Itapocu desemboca no mar.
Outro segredo descoberto, é que na Bolívia existe um grupo de índios guaranis na Bolívia que revelaram que seus ancestrais são originários do litoral de Santa Catarina 500 anos atrás, e que eles migraram na excursão de Aleixo Garcia. Esses guaranis são bem conhecidos na Bolívia mas nunca havia falado sobre seus ancestrais do atlântico. E revelaram também que em segredo fazem rituais em homenagem a terra onde é aqui o litoral do estado de Santa Catarina e a Garcia chamado por eles até hoje de nosso pai pelo grupo.



Isso foi um pouco do que há pela internet sobre o caminho do Peabiru. Eu ainda vou fazer um outro vídeo falando sobre a parte mística e assombrada do câmbio do Peabiru. Ou vocês acham que a caravana do Garcia foi uma maravilha. O portuga, um monte de índios pelados, paisagens bonitas. Não foi não, se fosse hoje em dia diriam que foi tiro porrada e bomba. E muitos trilheiros já relataram terem visto espíritos de índios nos locais onde passava o caminho do Peabiru. Mas esse vai ser um outro vídeo.

Para quem assistiu meu vídeo no youtube e quiser dar uma olhada nas fontes que consultei para fazer o meu texto. Estou deixando abaixo todos os links que usei!









Nenhum comentário:

Postar um comentário